Em 1990, a banda começou a gravação do seu próximo álbum. Durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava com cocaína e heroína, com mais de 30 takes necessários. Em Julho daquele ano, Adler foi demitido e substituído por Matt Sorum dos ingleses The Cult. O teclista Dizzy Reed(que passava por dificuldades financeiras na época e foi colocado na banda por indicação de Axl Rose) também se uniu à banda e o empresário foi trocado.
Em Janeiro de 1991, a banda tocou para o público que até então conseguiu reunir: 140 mil pessoas no dia 20 de Janeiro e 120 mil no dia 23, no festival Rock in RIo 2 realizado no estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estreias de Matt Sorum e Dizzy Reed na banda, os Guns N' Roses já encabeçava uns dos maiores shows e festivais da época. Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando pela cidade americana de East Troy, Wisconsin, com a turnê durando 26 meses, com 192 shows em 32 países. A banda Skid Row abriu os shows.
Em 1991, depois de um grande período de gravação, finalmente em Septembro, foram lançados os álbuns duplos Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. As vendas no dia 17 de Septembro foram de quase 1 milhão de cópias, e os dois álbuns conseguiram a primeira e segunda posição no Top da Billboard. Acompanhados de muitos singles, alguns com videoclipes superproduzidos como "Don't Cry", "Estranged" e "November Rain". Estes três clipes formam uma trilogia, baseada no conto "Without You" de Del James, jornalista e amigo de Axl Rose.
Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora a tocar com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop, e Lenny Kravitz. Mas longe de se tornar uma estrela menor do cenário, ele preferiu a química dos Guns. "Se não fosse o Axl, eu poderia estar ainda a procurar um cantor", ressaltou. "Sair do nada e chegar a tal ponto foi uma grande volta na minha cabeça. Agora que aconteceu, e nós conseguimos manter-nos juntos, eu não acredito que teremos esse tipo de problema de novo".
Em 7 de Novembro de 1991, Izzy Stradlin saiu da banda, alegando que não queria mais ver os seus amigos auto-destruindo-se nas drogas. Axl e Slash elegeram o guitarrista Gilby Carke (ex-Kill For Thrills) como seu substituto (no entanto Izzy Stradlin acabaria por voltar em alguns espetáculos após Clarke sofrer um acidente de mota e partir o pulso).
A banda continuou a causar tumultos, como num show em St. Louis, Minnesota, em que Axl abandonou o palco após discutir com um espectador com uma câmera, que tirava fotos ajustando o flash diretamente para seus olhos. Acabou por gerar centenas de feridos e um processo de milhões de dólares e alguns dias de cadeia para Axl Rose. Outro acontecimento em Montreal, em que a banda abandonou o palco após apenas 9 músicas por problemas de som, a atitude gerou revolta - carros destruidos e incêndios. Axl também arranjou atritos generalizados com a imprensa musical dos EUA e Inglaterra, chegando a citar na música "Get in the Ring" os nomes de vários jornalistas
gostaria de acertar as contas.
A turnê Use Your Illusion World Tour passou no Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, e acabou em Julho de 1993 em Buenos Aires, Argentina. Foi o último show da banda com Slash, Duff, Sorum, Dizzy e Clarke.
Slash, a tocar na Turnê "Use Your illusion"
Sem comentários:
Enviar um comentário